Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

A diferença entre liderança tradicional e liderança em um time eficaz

Como toda expressão muito usada, a palavra “time” perdeu um pouco de seu significado original, mais objetivo, e com o passar do tempo tem adquirido uma nuance de valor. Atuar em time é bom e “moderno” por si mesmo; a forma “certa” de fazer as coisas.

Na verdade, a liderança em time é apenas uma entre diversas formas possíveis de tomada de decisão, no nível mais alto de comando da organização. Ela só emergiu, recentemente, como uma forma melhor e mais “moderna” de gestão, devido a dois fatores específicos de nosso tempo:

  1. Na sociedade/economia do conhecimento em que vivemos, as empresas – especialmente as grandes ou as de serviços especializados – tendem a movimentar, consumir e depender de uma quantidade de conhecimento e informação só comparável, nas sociedades do passado, ao governo de grandes impérios. Em organizações assim, o líder (“rei”) é obrigado a cercar-se de especialistas (“ministros”) a quem tem de ouvir, consultar e convencer, para realizar adequadamente sua função de liderança.
    .
  2. No caso das grandes organizações – criadas pelo aumento simultâneo de renda e de população – somam-se aos “ministros”, na “corte de liderança”, vários gestores de áreas de negócio (“barões”), a quem o líder também precisa consultar e influenciar, na tomada de decisão e no direcionamento da organização

Assista, no vídeo abaixo, uma rápida visão das várias formas de liderar e porque a liderança em time é, na prática, melhor do que as demais.

Liderança em time from Table Partners on Vimeo.

 

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...