cabeçalho logo
   
Ciência da Liderança
Consultoria para Acionistas, Conselheiros e Executivos liderarem com sucesso
   
TABLE LETTERS
#09
março 2010

Olá !

Este mês a Table Letters traz dois artigos sobre Estratégias de Influência:

Numa entrevista a dois professores de Wharton, o secretário-geral do Comitê Olímpico Brasileiro conta como a escolha do Rio de Janeiro para os jogos de 2016 foi produto de uma bem desenhada e bem implementada estratégia de influência. O "Case Acontecendo Agora" deste mês desafia o leitor a desenhar uma estratégia melhor do que a atual, para convencer o Japão a reduzir sua pesca predatória em alto mar.

Por falar em Japão, se você é acionista ou executivo de uma empresa familiar, não deixe de ler o que o filme Ran e outras histórias de várias culturas nos ensinam sobre tentar evitar conflitos entre irmãos. Isso pode salvar o seu negócio.

Na esfera pessoal e cidadã, dividimos com você uma iniciativa educacional em que estamos nos engajando, na Table Partners, além de um vídeo inspirador, do TED, sobre uma iniciativa de educação para a liderança em Gana! Este vídeo, como diz a coluna "Metáforas da Liderança", dispensa adjetivos.

Boas leituras!

  Lina Brochmann
Editora
TABLE LETTERS
   
ran O erro fatal de Ran

Para garantir a força e perpetuidade do negócio, educar para o conflito produtivo funciona melhor do que exortar os sucessores a nunca brigarem. Diversas culturas representam, através de tragédias, os riscos de se fazer o contrário.

   

extinção
CASES ACONTECENDO AGORA
Conservacionismo sem estratégia de influência: um esforço ameaçado de extinção

O consumidor japonês está consciente da extinção iminente do atum bluefin. Contudo, é necessário muito mais do que denúncias e pressão internacionais sobre o governo para alterar a força cultural e econômica de um costume. É preciso uma estratégia de influência.

   
olimpiadas
A estratégia de influência que ajudou o Rio a sediar a Olimpíada

Em entrevista para Felipe Monteiro e Shropshire Ken, professores de Wharton, Carlos Roberto Osório, secretário-geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), discutiu os principais esforços que levaram à vitória da candidatura do Rio de Janeiro.

   

gana
VÍDEOS
A porção Gana que queremos para o Brasil

Para saber o que acontece em uma sociedade em que os líderes atribuem-se mais "entitlements" (direitos especiais) do que responsabilidades, basta olhar para... Brasília? Não. Gana.

Mas, mesmo lá, líderes de verdade lutam para formar outros líderes de valor.

   

zippy
ENQUANTO ISSO, NA TABLE PARTNERS...
Você deixaria o seu filho sem estudar?

Nós cuidamos de nossos filhos: pagamos escolas, cursos de idiomas, estimulamos que façam esportes. Nós cuidamos de sua alimentação e saúde. Entretanto, estamos deixando de educar nossos filhos naquele que talvez seja o aspecto mais importante para sua felicidade e também para seu sucesso profissional.

   

gandhi
METÁFORAS DA LIDERANÇA
O líder sem adjetivos

Escrever sobre liderança remete aos adjetivos que se colocam após a palavra líder. É o líder carismático, o líder nato, o completo, o inconteste. Tem o líder espiritual, o liberal, o autoritário. Quero escrever sobre o líder sem adjetivos, mas, para isto, sou obrigado a passar pelo líder exemplar.

   
 
E Mais!  
Quer publicar nosso conteúdo?
Imprima, assine e nos envie duas cópias do Acordo de Licenciamento; até uma semana após o recebimento lhe enviaremos uma cópia assinada e você já poderá publicar nossos artigos.
Nossos contatos
Rua Iguatemi, 448 - 4º andar
São Paulo/SP
CEP:01451-010
 (11) 2714-2888  (11) 2714-2888
contato@tablepartners.com.br
www.tablepartners.com.br
Interessado em fazer parte da nossa equipe?
Se você quer trabalhar conosco, mande seu curriculo para curriculo@tablepartners.com.br.
Quer divulgar nosso material aos seus amigos?
Encaminhe esse email ou clique aqui e envie-nos os contatos para que possamos incluir em nosso mailing.
Quer contribuir com a Table Letters?
Clique aqui e nos envie suas críticas, sugestões e comentários.